As alterações das normas para acesso a financiamentos junto ao Terra Brasil, Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), serão apresentadas aos agricultores familiares, no Pavilhão da Agricultura Familiar na Feira Agrotecnológica (Agrotins 2022).
Na programação, ocorre no dia 12 de maio a palestra do diretor do Departamento de Gestão do Crédito Fundiário, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Carlos Everardo, estará explicando as normas para acesso aos financiamentos do Terra Brasil.
A feira com o tema central “Integrar, Intensificar para Preservar” ocorre de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional.
Pavilhão da Agricultura Familiar
No Pavilhão da Agricultura Familiar, cerca de 100 agricultores do Estado estarão comercializando seus produtos: rapadura, salaminho, banana, mandiocas processadas, pães caseiros, biscoitos, doces de frutas, artesanatos, entres outros.
Para a diretora de crédito Fundiário da Seagro, Maria Teresa Vasconcelos, a feira é palco de vendas e divulgação dos produtos para estes agricultores familiares. “Portanto, é fundamental que façamos visitas no Pavilhão da Agricultura familiar para apreciar os diversos produtos que eles estarão expondo na Agrotins deste ano”, incentivou.
Participam da exposição no Pavilhão da Agricultura Familiar da Agrotins 2022 agricultores de Nova Rosalândia, Porto Nacional, Guaraí, Combinado, Novo Jardim, Palmeiras, Araguatins, Santa Maria, Bom Jesus do Tocantins, Itacajá, Barrolândia e Palmas.
ATER
Nos cinco dias de feira, as duas empresas Prosperar e Heling e Cia, vencedoras das chamadas públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para trabalhar com programa PNCF, também vão estar orientando os agricultores sobre como funciona o sistema de acesso ao crédito fundiário.
Agrotins
A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), tem como objetivo apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a continuar produzindo uma agricultura sustentável. A Feira é uma organização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT), Tocantins Parcerias, e em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, pesquisas e educacionais, entre outras. (Da assessoria de imprensa)