O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) promoveu nesta quinta-feira, 16, a assinatura do termo de execução para a construção de 14 elevatórias nos rios Formoso, Urubu, Douradinho, Duerezinho, Dueré e Xavante, localizados em Lagoa da Confusão, Bacia do Rio Formoso. O investimento de R$ 34 milhões deve beneficiar 200 mil habitantes da região.
Irrigação na seca
Conforme o MDR, as elevatórias ou barragens móveis permitirão o barramento dos rios para reserva de água para irrigação nos períodos de seca, garantindo segurança hídrica para produção de alimentos e, ao mesmo tempo, preservando as demais atividades do rio, tais como navegabilidade, a manutenção do equilíbrio aquático e o desenvolvimento ambiental sustentável. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição vinculada ao MDR, será a responsável pela execução das obras.
Mais empregos e maior produção
O presidente da Associação do Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest), Fausto Garcia, afirmou que, além de gerar mais desenvolvimento na região, por meio do aumento da oferta e segurança hídrica, a obra vai proporcionar mais empregos e aumento da produção. “É um grande momento para todos nós produtores da região, assim como para todos os moradores”, comemorou Garcia.
Bancada presente
O evento em Brasília contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), do senador Eduardo Gomes (PL), dos deputados federais Tiago Dimas (Podemos), Vicentinho Júnior (Progressistas), Osires Damaso (PSC), Dorinha Seabra (UB), Dulce Miranda (MDB), Carlos Gaguim (UB), além de prefeitos, secretários estaduais e outras lideranças. “Água é a essência de tudo que fazemos aqui no MDR, é a essência do ser humano. Água é saúde. A cada real que a gente investe em água, estamos economizando cerca de R$ 10,00 com saúde. Água é agricultura, é o insumo principal das cadeias produtivas”, enfatizou o ministro Daniel Ferreira.