O Banco do Brasil (BB) voltou na sexta-feira, 28, a liberar empréstimos consignados para os servidores públicos estaduais. O anúncio foi feito pelo próprio Palácio Araguaia, que informou ter negociado uma dívida de R$ 28 milhões com a instituição financeira.
O acordo entre Estado e o BB ocorreu ainda no dia 13 de maio, em reunião entre o governador Mauro Carlesse (DEM) e o superintendente comercial do Banco do Brasil, Raul Abu Bakr Wahbe.
De acordo com o Raul Abu Bakr Wahbe, as taxas do Banco do Brasil, nesta modalidade de empréstimo são atrativas, e três servidores do Estado já conseguiram solicitar e receber o dinheiro do consignado.
“O servidor precisa acessar o Sistema de Consignação do Tocantins [Siconsig] e gerar uma chave. Com ela em mãos, ele deve procurar uma agência do Banco do Brasil para solicitar o empréstimo”, explicou o superintendente.
Recursos
De acordo com o governo, sem a readequação da máquina pública, não teria sido possível realizar ações como o pagamento de dívidas que vem se arrastando há anos. “Com esse corte de gastos, está sendo possível quitar dívidas como essa dos consignados, que já estavam desde a gestão passada, e pagar contrapartida de obras que estavam paradas”, ressaltou o governador Mauro Carlesse, em referência às medidas de contenção de despesas da administração. (Com informações da Secom)