O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Oeste (Coder Sul) esteve reunido na sexta-feira, 27, em Paranã, quando Gurupi e Palmeirópolis receberam a certificação que autoriza as agroindústrias a comercializarem produtos com os integrantes do grupo. “Queremos que os demais integrantes do consórcio também obtenham essa certificação e possam comercializar seus produtos. Isso vai abrir muitas oportunidades principalmente para as pequenas empresas crescerem e gerarem mais empregos”, defendeu a presidente da Coder Sul e prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB).
EXPANSÃO DA CODER
Além da certificação sanitária dos dois municípios, também foi definido na reunião que mais 12 passarão a integrar o Coder Sul, totalizando 18 membros. Atualmente são seis os municípios membros. Os atuais integrantes são: Cariri do Tocantins, Formoso do Araguaia, Gurupi, Palmeirópolis, Sandolândia e Santa Rita do Tocantins. Devem entrar: Aliança do Tocantins, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Jaú do Tocantins, Paranã, Peixe, Sucupira, São Valério e Talismã.
AGENDA
Outra deliberação foi a busca de uma uma audiência com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) visando a assinatura de um Termo de Cooperação e com o presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, conselheiro André Matos. A pauta das reuniões é a mesma, o correto tratamento dos resíduos sólidos.