O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) chega ao sétimo mês consecutivo registrando receio do setor com a economia. A edição de abril do estudo publicado nesta sexta-feira, 25, mostra um Icei de 46,7 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos. A última vez que o desempenho ultrapassou essa marca foi em setembro do ano passado. Em relação a março, o crescimento foi de 0,6 pontos.
PRINCIPAIS INDICADORES
O estudo mostra ainda que o indicador de “Condições Atuais” registrou 3 pontos de crescimento entre março e abril, mas continua abaixo da linha divisória ao atingir 38,6 pontos em abril. O resultado indica que, na visão dos empresários industriais do Tocantins, a situação atual da economia brasileira e de suas próprias empresas não tiveram melhorias em comparação com os últimos seis meses. Já o indicador de “Expectativas” se manteve levemente acima da linha divisória dos 50 pontos (50,7 pontos), evidenciando que os empresários estão otimistas em relação aos seus negócios, mas ainda pessimistas no que se refere à economia.
CENÁRIO DE CAUTELA
Pesquisadora da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), responsável pelo estudo, Gleicilene Bezerra Cruz, avaliou o resultado. “O resultado reflete a continuidade do cenário de cautela no setor. No entanto, a leve melhora nas expectativas em relação aos próprios negócios pode ter contribuído para o discreto avanço do ICEI em abril, mesmo diante das perspectivas ainda pessimistas em relação à economia”, destaca.
Confira o histórico:
