O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou aumento pelo terceiro mês consecutivo e chegou aos 65 pontos em junho. Acima dos 50 pontos, o ICEI é considerado positivo. Em comparação com o mês anterior houve um crescimento do índice de 3,2 pontos, e ficou 18 pontos acima do resultado alcançado no mesmo período de 2020, que foi a última vez em que o resultado ficou abaixo dos 50 pontos.
Condições e expectativas também positivas
O estudo da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) aponta ainda que tanto o indicador de “Condições Atuais” quanto o de “Expectativas”, componentes do ICEI, aumentaram em junho, contribuindo para a permanência da confiança dos empresários. O primeiro passou de 51, 9 pontos para 58, 3 pontos, de maio para junho deste ano, e o segundo, que em maio ficou em 66,7 pontos, em junho passou para 68, 4 pontos.
Vacinação contribui para a permanência da confiança
Técnica em Pesquisa da Fieto, Gleicilene Bezerra da Cruz comentou o resultado. “A melhora nas condições atuais da economia brasileira e nos negócios, na percepção dos empresários consultados, aliado ao avanço da imunização da população contra a Covid-19, contribuíram para o aumento da confiança do segmento para os próximos seis meses”, avalia.
Veja o histórico do ICEI: