O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) voltou a ultrapassar a faixa dos 62 pontos neste mês de fevereiro. A última vez que isto ocorreu foi em janeiro de 2021 (62,2). Em comparação a janeiro deste ano, o crescimento foi de 1,9 ponto. Responsável pelo estudo, a Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) informa que uma nota acima dos 50 pontos significa que a categoria está confiante para os próximos seis meses.
Aumento das expectativas
A técnica em pesquisa da Fieto, Gleicilene Bezerra, avalia o resultado. “Os empresários do setor industrial mostraram-se confiantes para os próximos seis meses, sobretudo pelo aumento das expectativas, tanto em relação à economia brasileira quanto à sua própria empresa”, anota. Neste mesmo período, o ICEI do Brasil ficou em 55,8 pontos, abaixo do registrado pelo Tocantins
Componentes do ICEI
O indicador de expectativas, um dos componentes do ICEI, passou de 64,2 para 67,4 pontos de janeiro para fevereiro. Enquanto o de condições atuais, que em janeiro registrou 51,9 pontos, em fevereiro ficou em 51,2. Os dois índices acima da linha divisória dos 50 pontos é um indicativo de que as expectativas são otimistas, e que houve uma melhoria nas condições atuais em comparação com os últimos seis meses.