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Indústria automobilística no Tocantins

Redação por Redação
30/04/2018 às 10:55
em Negócios
Tempo de leitura: 2 minutos
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Indústria automobilística no Tocantins

MARCELLO LEONARDI BEZERRA (Foto: Divulgação)

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A partir desta semana estaremos trazendo artigos, demonstrando que existem políticas econômicas viáveis ao Tocantins que podem e devem criar condições para o Estado crescer de forma definitiva e se tornar uma potência econômica, obviamente se feita da forma adequada.

A pauta da industrialização é fundamental, sendo assim, o Estado deve ter uma indústria de veículos. Temos montadoras em praticamente todas as regiões do país e não estamos falando em Estados ricos da Federação. Para demonstrar esta tese, segue relação do status quo do segmento:

[bs-quote quote=”Quando uma indústria deste porte trabalha dentro de um Estado, criam-se milhares de emprego, sem contar com indústrias complementares que servem a principal, além de aquecer o setor de serviços e do comércio onde está instalada” style=”default” align=”left” color=”#ffffff” author_name=”MARCELLO LEONARDI BEZERRA” author_job=”É professor e economista” author_avatar=”https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2018/04/MarcelloLeonardiBezerra60.jpg”][/bs-quote]

ANÚNCIO

Amazonas – BMW (Dafra), Bramont (Mahindra), Dafra, Effa (não faz parte da Anfavea, mas alega ter fábrica), Harley-Davidson, Honda, Haobao (não faz parte da Abraciclo, mas alega ter fábrica), Kasinski, Traxx, Suzuki, Yamaha e Kawasaki.

Bahia –Ford.
Ceará – Ford “Troller”.
Goiás – CAOA “Hyundai”, John Deere e Mitsubishi.
Minas Gerais – CNH “New Holland”, Fiat, Iveco e Mercedes-Benz.
Paraná – CNH “New Holland”, Fiat, Nissan, Renault, VW e Volvo.
Rio de Janeiro – MAN “VWCO” e PSA “Peugeot-Citroën”.
Rio Grande do Sul – AGCO “Massey Ferguson” (2), Agrale, GM, International e
John Deere.
São Paulo – Caterpillar, CNH “New Holland”, Ford(2), GM (2), Honda, Hyundai,
Karmann-Ghia*, Komatsu, Mercedes-Benz, Scania, Toyota (3), Valtra e VW (3).

No entanto, essa lista deve aumentar muito nos próximos anos, já que muitos fabricantes já presentes aqui e outros novos vão construir mais plantas de produção e em outros Estados.

Quando uma indústria deste porte trabalha dentro de um Estado, criam-se milhares de emprego, sem contar com indústrias complementares que servem a principal, além de aquecer o setor de serviços e do comércio onde está instalada.

O setor de veículos é um dos setores que mais crescem e que está tendo uma excelente retomada na economia. Importante ainda mencionar que, com uma empresa deste porte, teríamos uma vitrine gigantesca e, com base nisto, traríamos mais algumas dezenas de indústrias de porte grande.

Obviamente que, para isso, temos que fazer o dever de casa e demonstrarmos que somos um Estado que tem está condição.

O Tocantins tem uma localização geográfica fundamental, no centro geodésico do Brasil, portanto, aliado a condições estruturais que o Estado pode pavimentar, podemos em breve ser uma das principais unidades federativas do Brasil. Isto refletirá de forma automática em tributos e mais empregos e renda.


MARCELLO LEONARDI BEZERRA
É professor e economista
E-mail marcellolb@terra.com.br

Tags: Marcello Leonardi BezerraNegócios
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