O Núcleo Aplicado de Estudos e Pesquisas Econômicos-Sociais (Naepe), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), divulgou nesta segunda-feira, 12, que o índice de preços para a alimentação fora de casa em Palmas registrou uma inflação de 2,59%. O levantamento, que acompanha preços de 16 itens distribuídos em cinco categorias, revela que 14 desses itens apresentaram aumento de preço, com destaque para o suco de laranja e pratos regionais como o chambari.
CHAMBARI TEM SE TORNADO ITEM GOURMET
A pesquisa coloca o açaí e sorvete entre as variações mais significativas, que subiu 4,4% e 4,1%, respectivamente. O estudo revelou uma ampla variação nos preços do açaí, que pode ser encontrado em valores entre R$ 23,99 e R$ 79,90, dependendo do perfil e da localização do estabelecimento. Tradicional prato regional, o chambari vem se tornando um item gourmet, especialmente em restaurantes de padrão mais elevado. Isso impulsionou seu preço em 5,6% no último trimestre.
ENTENDA
A pesquisa foi desenvolvida ao longo de 2023 e, somente após dois estudos pilotos foi consolidada, apresentando pela primeira vez, já em 2024, um índice de variação de preços específico para a alimentação fora de casa na Capital. A metodologia utilizada pelos pesquisadores do Naepe é exclusiva e foi desenvolvida para capturar as nuances do mercado local, garantindo uma análise precisa e contextualizada dos preços.