A pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou pela quinta vez seguida uma queda em seu principal indicador. Em julho, este recuo foi de 0,5%, fazendo com que a ICF ficasse em 95,6 pontos. A pesquisa é divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em parceria com a Fecomércio.
Precaução
A assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso, vê o mercado inseguro. “Apesar de pequena, essa queda reflete um sentimento de precaução dos consumidores principalmente por conta dos empregos e da renda. A insegurança dos contratantes, que ocasiona diminuição dos investimentos, recaí nos trabalhadores e, consequentemente, no consumo”, explica.
Outros dados
Entre os indicadores analisados, o que registrou a maior queda foi o que mede a perspectiva profissional: -6,4%. Ou seja, houve uma diminuição entre os entrevistados que acreditavam em melhorias profissionais para os próximos meses. Os demais itens relacionados ao trabalho também caíram: Segurança no Emprego, que trata do sentimento de confiança em suas ocupações, diminuiu 0,2%; já o item que mede a avaliação da renda familiar atual em comparação com o mesmo período do ano passado apresentou variação de -1,4%.