Mais um tocantinense vai trabalhar no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O ex-superintendente no Tocantins da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Jalbas Manduca está assumindo a chefia do Departamento de Análise Econômica e Políticas Públicas. O ministério já conta com o ex-deputado federal do Estado César Halum como secretário nacional de Política Agrícola, a quem Manduca estará subordinado.
Secretário estadual e superintendente federal
Manduca é servidor de carreira da Conab e agora está aposentado. No Tocantins, ele foi secretário estadual da Agricultura no terceiro governo Siqueira Campos (1999-2002) e ainda superintendente federal da Agricultura no governo Dilma Rousseff.
Reforçar o Tocantins
À Coluna do CT, Halum disse que levar Manduca para o Mapa foi uma maneira de reforçar o Tocantins, ainda mais porque avalia que o Estado trabalha com uma expectativa de crescimento na produção agrícola. “E é um Estado de enorme potencial agrícola, ainda mais com o programa que estamos desenvolvendo sobre o cerrado sustentável, que, inclusive, foi o tema da Agrotins no ano passado”, lembrou o ex-deputado, que, na época, era secretário da Agricultura do Tocantins.
Outros tocantinenses
No governo Jair Bolsonaro, além de Halum e Manduca, o Tocantins conta com o ex-prefeito de Dianópolis Hercy Filho como secretário-executivo do Ministério do Turismo; e com o ex-senador Vicentinho Alves como secretário nacional de Infraestrutura Turística, também do Ministério do Turismo,