A Agência de Fomento do Tocantins (Fomento) vai prorrogar o prazo para o pagamento das parcelas de empréstimos e financiamentos, além de oferecer linhas de capital de giro com carência e taxa reduzida. A medida foi anunciada na semana passada – domingo, 22 – como forma de diminuir danos à economia e durante a pandemia da Covid-19, que exigiu a decretação de estado de calamidade pública e medidas de isolamento social.
Prestações de abril e maio para o final do contrato
De acordo com a presidente da Fomento, Denise Soares, a Agência vai prorrogar o pagamento das prestações dos meses de abril e maio para o final do contrato. “Cabe destacar que este benefício engloba somente os clientes que estiverem adimplentes com a instituição”, explicou por meio de material da Secretaria da Comunicação Social (Secom).
Socorro às empresas
Denise Soares ainda falou sobre o crédito para socorrer as empresas. “O governador Mauro Carlesse está muito preocupado com os efeitos da crise e o resultado dela na saúde financeira das empresas tocantinenses. Por isso, nos solicitou que abríssemos linhas de capital de giro com carência e taxa reduzida para os diversos segmentos, inclusive para o turismo”, diz a presidente, acrescenta que o recursos para o setor virá do Fungetur, com juros de 5% ao ano.
Geo pediu uso do Fundes
Diante do estado de calamidade pública decretado por causa da pandemia do novo coronavírus, a Covid-19, o deputado estadual Júnior Geo (Pros) já havia solicitado ao Poder Executivo a abertura linhas de crédito para micro e pequenos empreendedores e autônomos informais, mas com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fundes). “O Fundes é uma solução prática e que atende às necessidades que já se fazem urgentes dos profissionais que dependem do seu trabalho diário, mas que não estão formalizados”, pontua.