Em abaixo-assinado encabeçado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, empresários estão propondo à prefeitura a regulamentação das vagas já existentes e criação de estacionamentos em 45°, conhecidos como “espinha de peixe”, no centro da Capital.
LOJISTAS NOTIFICADOS
O documento surgiu depois que a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana realizou, neste mês, nas ruas internas da Quadra ACSE I e II (104 sul), a operação “Limpa Calçadas”. Durante a ação, lojistas foram notificados por rebaixarem a as calçadas para serem usadas como estacionamentos pelos clientes.
QUEDA EM VENDAS
Segundo a CDL, essa operação “impactou diretamente o setor varejista da região”, com lojistas reclamando de queda de até 40% no volume de vendas.
TRÂNSITO NÃO SERÁ PREJUDICADO
O presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, afirmou que cidades como Três Lagoas (MS) e Bertioga (SP) conseguiram resolver a mesma situação com o modelo de estacionamento “espinha de peixe”. “Com essas vagas, o trânsito não será prejudicado, o pedestre terá o seu espaço nas calçadas, o número de vagas para estacionamento será maior e, principalmente, o consumidor terá fácil acesso as lojas”, defendeu Portilho.
VAI CONTINUAR ACOMPANHANDO
O abaixo-assinado foi enviado para o secretário da de Segurança e Mobilidade Urbana, Agostinho Júnior, e para o presidente da Câmara, vereador José do Lago Folha Filho (PSDB), e conta com 127 assinaturas. A CDL Palmas diz que vai continuar acompanhando o andamento de possíveis novas operações e que espera que o pedido feito pela classe lojista da capital seja atendida.