O Cadastro Ambiental Rural (CAR) chegará a Miranorte, Aparecida do Rio Negro e Monte do Carmo, até sexta-feira, 16, com um atendimento mais acessível. É o que promete a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado.
Para os proprietários rurais e posseiros que possuem até 320 hectares de propriedade, o cadastro é totalmente gratuito. A meta é que cerca de 31 mil sejam realizados no Estado. Para isso, a Semarh realizou licitação para a contratação do Consórcio Capim Dourado, com objetivo de percorrer os 139 municípios. O valor dos investimentos, oriundo do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), são na ordem de R$ 6 milhões.
Os interessados de Miranorte devem procurar a sede da Secretaria do Meio Ambiente, já em Aparecida do Rio Negro, a sede é a prefeitura e, em Monte do Carmo, o ponto de apoio é na Câmara. Nas três cidades atuam também equipes itinerantes que realizam o CAR na zona rural.
O programa tem o objetivo de auxiliar a administração pública no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Com as informações do CAR, o governo do Tocantins vai construir base de dados estratégica para controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativas, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. (Com informações da Secom Tocantins)