Apesar do baque que o País tomou nessa segunda-feira, 11, com o anúncio da Ford de que encerrará sua produção de veículos no Brasil no fim de 2021, os revendedores da marca se dizem empolgados com o plano da multinacional. O empresário Luciano Rosa, concessionário Ford no Tocantins, disse que a estratégia é sair do carro popular e trazer uma linha premium, basicamente, SUVs e picapes. “Na verdade, a rede de concessionários, como um todo, está empolgada”, garantiu ele.
Muito ruim de imediato, mas melhor depois
O empresário explicou que, num primeiro momento, essa decisão da Ford é muito ruim porque os concessionários perderão faturamento de imediato, mas, em seguida, a partir do segundo semestre deste ano e em 2022, será “muito melhor”. Luciano disse que, para obter o mesmo faturamento de um SUV Bronco, por exemplo, tem que vender cinco ou seis Ford KA. “Agora é muito melhor porque vamos trabalhar com os F-150 e SUVs”, reforçou.
Produtos empolgantes
O representante da Ford no Tocantins contou que, daqui para frente, a rede vai concentrar o portfólio de produtos em seus pontos fortes globais, picapes médias e veículos comerciais, como a nova Ranger e a Transit, e atenderá os consumidores da região com “produtos empolgantes”, como o Mustang, Bronco e Territory, entre outros. “Como parte deste plano, encerraremos as operações brasileiras de manufatura nas plantas de Camaçari, Taubaté e Troller durante 2021”, disse Luciano.
Já era esperado
Assim, afirmou o empresário, esse anúncio do encerramento da produção de veículos no Brasil em 2021 já era de certa forma esperado. “A Ford está antecipando um pouco o futuro”, disse Luciano.
Usar Uber será mais barato
Ele explicou que, com a chegada dos carros híbridos e elétricos, um Uber, que tem no gasto com combustível sua maior despesa, terá uma significativa queda no preço da corrida. “Uma corrida de R$ 10 vai cair para R$ 5 daqui a uns dias. Porque um carro, ao invés de fazer 10 km, vai fazer 50 km com um litro. Então, vai ficar mais barato você andar de Uber do que ter um carro para o dia a dia, como um carro popular”, projetou o empresário.
Uber no dia a dia
Dessa forma, a tendência mundial é que se tenha o SUV para a família usar no final de semana, mas no dia a dia fazer viagens de Uber. “Com essa tendência mundial, vão cair os carros populares e ficar mais picapes e SUVs”, afirmou Luciano. Por isso, disse, como esses modelos da Ford estavam na hora de renovação, e os investimentos para isso são muito altos, a marca já resolveu tirá-los de linha. “E vai investir bastante em SUVs e picapes no Brasil. Vai trazer uma picape chamada Maverick, a F-150, o SUV Everest, provavelmente o Kuga, um carro híbrido e também elétrico, entre outros”, disse.
5 ou 10 anos à frente
Conforme Luciano, essa mesma estratégia deve ser adotada por outras marcas. “A Ford antecipou cinco ou dez anos”, avaliou.