Iniciada em 1º de setembro e com programação até domingo, 15, a Semana do Pescado — realizada com apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) — tem o objetivo de fomentar ações e o consumo de peixes, frutos do mar e demais pecados em todo o País. Diante da agenda, o governo destacou que o Tocantins ocupa a 18ª maior produção de peixes do Brasil, conforme a Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR). Conforme a Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepea), o objetivo é colocar o Tocantins entre os cinco maiores produtores até 2027.
SEPA FOCADA NA PESQUISA E EM CAPACITAÇÕES
O diretor de Desenvolvimento da Sepa, Thiago Tardivo, falou sobre a atuação na Semana. “São feitas ações a nível nacional e a nível estadual de promoção de consumo, tanto com palestras, criação de pratos, promoção em supermercados, varejo. Este ano, a gente está focado basicamente na parte de pesquisa e academia, tanto na parte de capacitações de técnicos e produtores, por meio, agora do primeiro Simpósio de Zootecnia, do IFTO, que vai ser com o tema de aquicultura e piscicultura”, afirma. A estimativa do MPA é que haja um aumento no consumo de pelo menos 30% durante a agenda.
PRODUÇÃO NO TOCANTINS
Os dados do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), mostram que o tambaqui é a principal espécie produzida no Estado atualmente, sendo responsável por 48% do volume da produção no Tocantins. Existem ainda os híbridos tambacu e tambatinga que representam 34% da produção e 10,49% é o pintado e seus híbridos. Apesar de não ter registrado um avanço no ranking nacional, o Tocantins registrou um aumento de 6,7%, atingindo 17.350 toneladas, em 2022, representando 1,85% na produção total de pescado no país, conforme a Associação Brasileira da Piscicultura.
INCENTIVO À PRODUÇÃO DA TILÁPIA
Além disso, após o incentivo para a produção de tilápia em tanque rede no reservatório da Bacia Rio Tocantins e alterações na legislação, o Estado teve um aumento na produção desse pescado, que saltou de 80 toneladas em 2020 para 450 toneladas em 2022, quando foram lançados os últimos dados.