Apesar de estar em missão oficial na Suíça, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) fez questão de anunciar o pagamento da folha de janeiro do funcionalismo já nesta sexta-feira, 24, calculada em R$ 265.738.384,81. “Estou aqui na representação do Tocantins no Fórum Mundial de Economia e Meio Ambiente, mas quero dar uma boa notícia. Amanhã estaremos fazendo o depósito de todos vocês. Quero desejar um feliz 2025 de muito trabalho, dedicação e muita saúde”, afirma.
REDD+ NA SUÍÇA
O governador participou nesta quinta-feira, 23, em Zurique, na Suíça, do Brazil Economic Forum, e apresentou o Programa Jurisdicional de Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+). O evento foi promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e revista Veja.
ENTENDA
O Tocantins foi o primeiro estado do mundo a submeter seu sistema jurisdicional ao padrão ART TREES, consolidando-se como referência internacional na geração de créditos de carbono. A iniciativa já rendeu ao estado 58 milhões de créditos brutos, fruto de ações concretas de combate ao desmatamento e às queimadas, além de promover um processo participativo que envolve povos indígenas, comunidades tradicionais e produtores rurais.
REFLORESTAMENTO
A apresentação do governador incluiu o anúncio de uma parceria estratégica com a empresa suíça Mercuria, voltada para o reflorestamento de 12 mil hectares de áreas degradadas e o fortalecimento de órgãos ambientais, como o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). “Essa parceria reafirma o compromisso do Tocantins com práticas sustentáveis e coloca o estado na vanguarda da preservação ambiental no Brasil e no mundo”, ressaltou Wanderlei Barbosa.
PRESERVAÇÃO DO CERRADO
Wanderlei Barbosa destacou que o Cerrado, bioma predominante no Tocantins, com 91% do território, tem sido o foco de políticas ambientais rigorosas. Projetos como o Foco no Fogo buscam reduzir queimadas ilegais e conscientizar comunidades sobre a importância da preservação. “Nosso objetivo é equilibrar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade, mitigando os impactos das queimadas, que aumentam emissões de gases de efeito estufa e sobrecarregam o sistema de saúde com casos de doenças respiratórias”, explicou. Além das queimadas, o Estado investe na proteção de suas áreas de preservação permanente, como o Parque do Cantão, a Ilha do Bananal e o Jalapão, garantindo que mais de 60% do território do Tocantins permaneça preservado.
CRESCIMENTO ECONÔMICO
Outro destaque da participação do Tocantins no Brasil Economic Forum Zurique foi a apresentação do papel estratégico do estado na logística nacional. Com a Ferrovia Norte-Sul e acesso aos portos de Santos (SP) e Itaqui (MA), o estado tem se consolidado como corredor para o escoamento de grãos, ampliando sua produção de soja, milho e algodão em áreas anteriormente ocupadas pela pecuária. “Somos o maior produtor de grãos do Norte do Brasil e estamos próximos de liderar também no Nordeste. Nosso crescimento econômico está alinhado com práticas responsáveis, garantindo que a preservação ambiental caminhe lado a lado com o desenvolvimento”, afirmou o governador do Estado.
Confira: