O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), entregou nesta quinta-feira, 10, o novo Centro de Atendimento ao Turista (Catur) no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues. A solenidade marcou o 100º dia da atual gestão. A estrutura é o primeiro ponto de boas-vindas para quem desembarca no município e busca conhecer os atrativos turísticos da região. “Estamos construindo um novo momento para o turismo. A ideia é que o visitante não veja a Capital apenas como ponto de passagem, mas como parte do destino e que ele deve incluí-la na sua programação. Temos atrativos como o distrito de Taquaruçu, nosso lago com potencial para pesca esportiva e lazer náutico, cachoeiras, trilhas, turismo de aventura e até sítios arqueológicos. A cidade tem muito a oferecer, e o turista precisa saber disso”, defendeu o gestor.

DESENHADO PARA REPRESENTAR RIQUEZAS PALMENSES
De acordo com a turismóloga Roberta Nery, o projeto do Catur foi pensado para refletir a identidade visual e cultural da cidade. “Cada detalhe foi desenhado para representar as nossas riquezas naturais e culturais. Desde o uso da madeira que traz um acolhimento, a árvore representando o Cerrado, as madeiras cortadas em ripas fazendo alusão às serras, as luminárias que remetem ao artesanato local, cuidadosamente produzido por artesãos locais, até o painel com o pôr do sol sobre o lago, que é uma das paisagens mais marcantes da cidade. Queremos que o turista se sinta acolhido e inspirado logo ao chegar”, explica. O projeto é assinado pela arquiteta Cássia Veras.
FERRAMENTA ESTRATÉGICA
A presidente da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Ana Paula Setti Nogueira, destacou que o Catur é mais do que um ponto de informação — é uma ferramenta estratégica para impulsionar o turismo local. “Queremos que o Catur seja a porta de entrada para uma experiência completa em Palmas. Aqui, o visitante vai encontrar orientações, sugestões de passeios e o convite para explorar nossas paisagens, gastronomia, cultura e hospitalidade. Esse é um passo importante para posicionar Palmas como um destino turístico de referência no Tocantins e na região Norte”, afirmou.
Confira o balanço dos 100 dias da gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos: