O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) abriu na tarde desta quinta-feira, 17, o Fórum de Desenvolvimento Econômico da Região do Bico do Papagaio. O evento foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), em Araguatins, com o objetivo de apresentar políticas públicas para fortalecer o setor produtivo e o desenvolvimento econômico do Estado.
Endereços salubres para promover a industrialização
Na ocasião, Wanderlei Barbosa ressaltou as potencialidades da região que compreende o Bico do Papagaio e destacou que o fórum é o espaço para discutir políticas públicas e implementar ações efetivas para a promoção do desenvolvimento econômico e social. “É isso que estamos propondo, porque o nosso trabalho é esse, melhorar a vida das comunidades, fomentar a economia e gerar mais empregos”, frisou. O governador afirmou que a industrialização do Tocantins passa necessariamente pela melhoria da infraestrutura dos distritos industriais. “Esse projeto vai dar ao empresário endereços salubres, para que possamos promover a industrialização do nosso Estado”, ressaltou.
Pics
O titular da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, apresentou o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), detalhando suas três fases. A primeira é voltada para a infraestrutura dos distritos industriais; a segunda visa o fomento e a gestão do Fundo de Desenvolvimento Econômico; e a terceira fase é voltada para o planejamento estratégico. “O Pics é um programa que estimula ações que agregam desenvolvimento para o Estado ao longo dos próximos 10 anos. Para isso, precisamos trabalhar em parceria com os municípios, para conhecermos a potencialidade da região e realizarmos projetos que mudarão a realidade dessas localidades”, explicou.
Distrito industrial
Carlos Humberto também elencou propostas do governo para promover o desenvolvimento agroindustrial e estimular a produção, citando a estruturação da agroindústria de beneficiamento de mandioca de Araguatins, o Plano de Expansão do Setor Apícola no Estado, a expansão do setor lácteo e de piscicultura em Riachinho, Piraquê, Angico e Ananás, dentre outras propostas. Especificamente sobre o estudo para implantação de um distrito industrial em Araguatins, o secretário explicou que a proposta é de abrangência regional, ao atingir os estados do Maranhão e Pará, em um raio de 250 quilômetros.
Viveiro
Durante o fórum, Wanderlei Barbosa assinou a ordem de serviço para início das obras de implantação de um viveiro de produção de mudas de espécies do Cerrado, em parceria com o IFTO, campus de Araguatins, no valor de R$ 387.727,00. O governador assinou autorizações para que a Sics realize os estudos de viabilidade técnica e econômica para a implantação de agroindústrias com foco nas cadeias produtivas de apicultura, piscicultura, lácteo e mandioca, para atender aos municípios da região do Bico do Papagaio.
Estudos de viabilidade
Os estudos de viabilidade técnica e econômica autorizados pelo Governador vão abranger: o Projeto de Agroindústria modelo para o Centro de Treinamento de Produtores da Região do Bico do Papagaio, campus de Araguatins do IFTO; o Projeto Casa de Farinha, com a Associação dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Indiana e a Prefeitura de Araguatins; a implantação de um laticínio de pequeno porte com área de impacto econômico em Piraquê, Ananás e Angico;
Presenças
O evento contou com a presença da senadora Kátia Abreu (Progressistas), do diretor-presidente do Sebrae, Moisés Gomes, dos deputados estaduais Fabion Gomes (PL), Valderez Castelo Branco (Progressistas), Amélio Cayres (SD) e Olyntho Neto (PSDB), do prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (Progressistas), de prefeitos da região, reitores de universidades, representantes do setor empresarial e outras autoridades.