O governo estadual destacou nesta segunda-feira, 14, data em que se comemorou o Dia Nacional da Pecuária, o crescimento da atividade no Tocantins. Com 11,2 milhões de cabeças de gado registradas em 2024, o Estado se consolida como o 10º maior rebanho do País e o 3º da região Norte.
EXPORTAÇÃO E CRESCIMENTO ECONÔMICO
O governo também defende que o Tocantins tem se posicionando como um importante exportador de carne bovina, com destinos como China e Hong Kong liderando as compras. Em 2024, as exportações de carne bovina do Estado alcançaram US$ 184 milhões no primeiro semestre, representando 13% do total das exportações estaduais, segundo a Federação das Indústrias (Fieto).
CRESCIMENTO EM NÚMERO E EM QUALIDADE
Segundo o secretário de Agricultura e Pecuária do Tocantins, Jaime Café, a modernização foi um passo essencial para consolidar o Estado como referência no setor. “A pecuária do Tocantins cresceu não apenas em números, mas em qualidade. Hoje, somos um dos estados mais avançados no uso de tecnologia de manejo, o que tem permitido melhorar a produtividade e a competitividade do nosso rebanho no mercado nacional e internacional. Isso é fruto de um trabalho contínuo de capacitação, investimentos em tecnologia e, principalmente, de apoio ao produtor rural”, afirmou o gestor, listando ações como o Mais Genética e o Plano ABC+.