A nova estrutura do Ensino Médio já é realidade no Marista. Em preparação para as novidades, o Marista Centro-Norte já lançou um guia com orientações aos colégios e iniciou a formação das equipes, para que a transição seja feita com tranquilidade e segurança para os estudantes em relação à qualidade curricular. Dentre as mudanças, está a ampliação da carga horária para 1.400 horas anuais e uma nova arquitetura curricular, com os blocos de Formação Geral Básica (FGB), que prevê aprendizagens essenciais para os estudantes, os Itinerários de Estudos Integrados, que os aprofundam, e os Itinerários Optativos, nos quais o aluno terá a oportunidade de escolher áreas do conhecimento que mais dialogam com o seu projeto de vida.
Formação Geral Básica/FGB (600h – todas as séries do EM)
Será o mesmo para todos os estudantes, com foco no desenvolvimento das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na primeira série do Ensino Médio, serão ofertados os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa (incluindo Literatura e Produção Textual), Artes, Língua Inglesa, Educação Física, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Matemática.
Itinerários de Estudos Integrados
Comum aos estudantes de todas as séries, complementam e aprofundam as aprendizagens essenciais do FGB. É composto por Literatura e Produção Textual; Ciências Humanas – História, Geografia e Estudos de Sociologia e Filosofia; Ciências da Natureza – Física, Química e Biologia e Matemática. Completa a carga horária dos Itinerários de Estudos Integrados a unidade curricular Interioridades e projeto de vida.
Itinerários Optativos
Correspondem ao bloco flexível, que será disponibilizado para a escolha dos estudantes. Aos colégios privados, de médio e grande portes, serão ofertados os Itinerários de Humanidades e Linguagens, Engenharias e Matemática, e Ciências da vida e da Saúde. Para as escolas sociais e os colégios privados de pequeno porte serão disponibilizados os itinerários de Humanidades e Linguagens e Ciências da Natureza e Matemática.
Heliane Concesso, diretora do Colégio Marista Palmas, destaca que a proposta abrange novas formas de ensino e aprendizagem, além da inclusão do projeto de vida dos estudantes aliado ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais, que são fundamentais para uma formação integral. A mudança começará em 2022, na 1ª série, e seguirá, de maneira gradativa, até 2024. (Da assessoria de imprensa)