O e-commerce foi a pauta do quarto dia do Arena do Conhecimento e teve como ponto principal o painel que reuniu a Senadora da República, Kátia Abreu, criadora da Frente Parlamentar de apoio ao Mercado de Varejo e E-commerce, o presidente do Sebrae Nacional Carlos Melles, e a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano. Juntos, debateram e mostraram um panorama dos pequenos negócios e ações realizadas no período para ajudar os empreendedores e empresários por meio do e-commerce.
Segundo o presidente Carlos Melles, o Sebrae se reinventou e se apresentou como o auxiliador nesse momento de pandemia. “Fizemos uma grande campanha compre do pequeno e promovemos um intenso processo de capacitação on-line para auxiliar na inserção no mundo digital”, completou o presidente destacando as parcerias como o Magazine Luiza, XP investimentos para inserir os pequenos negócios na rota do comércio digital.
Para a Senadora Kátia Abreu é hora de formatar o novo normal. “Eu penso que o prazer do presencial não vai acabar, mas as empresas precisam ser eficientes, digitais e com baixo custo. Precisam buscar soluções e estimular pessoas. As empresas de todos os tamanhos não têm que focar somente na venda de produtos, precisa focar nos seres humanos e encontrar soluções. O sentimento é de urgência, é de inovação, de gestão de pessoas e de líder cidadão”, destacou.
Luiza Helena Trajano explicou que é na crise que vem a reinvenção e foi justamente isso que as empresas que ela preside buscou. “Não tivemos demissões nem fechamentos de lojas e ainda ajudamos os negócios de todo o país, inserindo-os no digital, além de dar oportunidades de vendas. Eu vejo que o digital é uma cultura que veio para facilitar os processos, precisamos abreviar, simplificar, digitalizar o Brasil nos seus mais diferentes setores para avançar”, afirmou.
O painel mostrou que a união de esforços tem sido essencial para os pequenos negócios e que existem líderes cidadãos que estão empenhados em contribuir com um novo processo e com o comércio digital em franco desenvolvimento no país. O Arena do Conhecimento continua amanhã com palestras, entrevistas e debates sobre a inserção do Agronegócio no mundo digital. (Assessoria de imprensa Sebrae)