A Semana Nacional do Trânsito se encerra nesta sexta-feira, 25, e a VLI, companhia de soluções logísticas, responsável por dois terminais multimodais no estado (Porto Nacional e Palmeirante), será parceira de uma live sobre segurança ferroviária com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). O evento acontecerá às 18h, no Instagram do SEST/SENAT, e é aberto ao público.
Para o supervisor Henrique Stramandinoli Guimarães, a live tem como objetivo alertar sobre a importância de adotar comportamentos e atitudes seguras nas proximidades da linha férrea. “A Semana Nacional do Trânsito é um momento oportuno para a realização da iniciativa, uma vez que as ferrovias também fazem parte do trânsito; nela, temos uma diretriz: a segurança das pessoas está em primeiro lugar. Por isso, sempre que possível, tratamos o tema prevenção de acidentes. São cuidados simples que fazem a diferença”, explica.
Dicas da VLI para agir com segurança ao interagir com a linha ferroviária
• Motoristas, ciclistas e pedestres não devem atravessar em locais não sinalizados. Travessia segura é pelas passagens em nível (PN), ou seja, cruzamentos sinalizados.
• Antes de atravessar a ferrovia, pare, olhe e escute.
• Não estacione sobre os trilhos ou perto da linha férrea.
• Não suba nos vagões ou locomotivas e não passe por baixo dos vagões. O trem pode movimentar a qualquer momento.
• Um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar totalmente. Se o trem estiver aproximando, aguarde a sua vez.
• Atenção! Bicicleta também é veículo e o desrespeito à sinalização pode gerar multa e outras penalidades, além de expor o ciclista ao risco de acidentes.
• Fotografar em ferrovia mais que a multa pode custar a sua vida. Não se arrisque.
Serviço
Live Sest/Senat
Dia 25, ás 18h, no instagram @sestsenatpalmasoficial.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. (Da assessoria de imprensa)