O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis, comemorou o convênio entre o governo e o Instituto de Atenção às Cidades (IAC), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), para a revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Bananal e Cantão. “Antes não havia o detalhamento do uso da terra nessa região, em que área podia se fazer o uso para produção de maneira sustentável. O Plano de Manejo traz esse detalhamento, em que área o produtor pode fazer o uso dos recursos naturais e em que área o cultivo depende de uma manutenção mais adequada. É para isso essa revisão, para rever diretrizes e normas de uso da área na região, para assegurar o desenvolvimento sustentável da produção e a preservação”, defendeu o secretário.
CERIMÔNIA
A cerimônia de assinatura do convênio ocorreu na sexta-feira, 28, e contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos); do presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Cledson Lima; dos senadores Dorinha Seabra (UB) e Eduardo Gomes (PL); do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos); da procuradora-geral do Estado, Irana de Sousa Coelho; do promotor Jorge José Maria Neto, do juiz Wellington Magalhães; dos deputados federais Alexandre Guimarães (MDB), Carlos Gaguim (UB) e Eli Borges (PL), entre outras autoridades.
REVISÃO
A revisão do Plano de Manejo visa a atualização das diretrizes de conservação e uso sustentável da área, para atendimento de demandas históricas da população e incorporando estudos técnicos atualizados. O documento estabelece normas e zoneamento para o uso da Unidade de Conservação (UC). O plano indica quais áreas podem ser utilizadas para produção e quais necessitam de proteção especial, garantindo que o avanço agrícola ocorra dentro das normas ambientais.
IAC
O Instituto de Atenção às Cidades (IAC) é um órgão de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que reúne professores empreendedores de vários cursos e atua em quatro áreas reconhecidas pela UFT: meio ambiente e recursos hídricos, infraestrutura e mobilidade urbana, energia e tecnologia da informação.
APA
A Área de Proteção Ambiental da Ilha do Bananal e Cantão é a maior unidade de conservação do Tocantins e foi criada em 1997, abrangendo cerca de 1,7 milhão de hectares em nove municípios do oeste do Estado. Situada entre o Rio Araguaia e o Parque Nacional do Araguaia, a região combina os biomas Cerrado e Amazônia, além de extensas áreas inundáveis.
Cerimônia de assinatura do convênio entre Estado e UFT:





