De acordo com Marcello Marcelino, Engenheiro Agrônomo e Gerente de Agricultura de Baixo Carbono da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), o ABC+TO, Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária Tocantinense, é uma agenda estratégica nacional do governo brasileiro e estadual que dá continuidade à política setorial para enfrentamento à mudança do clima no setor agropecuário, no período de 2020 a 2030.
Marcello Marcelino explica que “objetivo do Estande do Plano ABC+TO é apresentar ao público um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas para implementação, ampliação e execução desse Plano de Estado, além de apresentar os tramites necessários para ter a sua propriedade rural assistida por técnicos da Rede ABC por meio dos Projetos de Agricultura de Baixo Carbono que estão sendo desenvolvidos no Estado do Tocantins”, explica.
O engenheiro conta que no Pavilhão também terá o Estande SócioBio, onde irão acontecer a exposição e a venda de comida saudável consciente, valorizando e incentivando o consumo de ingredientes regionais, da nossa biodiversidade. Também está previsto a realização de reuniões com as instituições do Grupo Gestor Estadual.
Estarão expondo no Pavilhão da Agrotecnologia as empresas: Xmobots, Ventiur e Agro Energia Digital, e também as Agritechs: JetBov, Remate 63, Consisti e Agro 365. Agrotins acontece de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional.
Agrotins
A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), com o tema Integrar, Intensificar para Preservar tem como objetivo apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a continuar produzindo uma agricultura sustentável.
A Feira é uma organização do Governo do Estado, por meio da Seagro e suas vinculadas Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT), Tocantins Parcerias, e em conjunto com empresas, instituições de governo, pesquisas e educacionais, entre outras. (Da Assessoria de Comunicação da Seagro)