O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e parceiros realizam a partir da próxima quinta-feira, 28, no Parque Agrotecnológico de Palmas, a PecShow 2021 – Feira de Exposição e Vendas de Touros e outras espécies de animais selecionados geneticamente. Este ano, além do ambiente de negócios e dinâmicas, a feira vai sediar a Vitrine PecShow, organizada pelo Vitrine Pecuária, onde serão comercializados presencialmente gado P.O de corte e leite, equinos e ovinos e virtualmente gado comercial. Ao todo, serão mais de 1 mil animais.
Esta 3ª edição da PecShow voltada para o segmento pecuarista, visa fomentar a qualidade do rebanho por meio da melhoria genética e a transferência de tecnologia no Tocantins. Participam da feira expositores, técnicos, acadêmicos e pecuaristas do Estado.
De acordo com o secretário da Seagro, Jaime Café, a PecShow confirma o crescimento do setor pecuarista tocantinense, uma atividade geradora de renda e que movimenta a economia. A carne e os derivados do boi tocantinense, por exemplo, chegam a todas as regiões brasileiras e são exportados a mais de 20 países, especialmente Europa e Ásia. “Nos primeiros 4 meses de 2021, foram R$ 499.783,40 milhões em carne exportada, representando 17% da exportação do Estado [MDIC]. Com um rebanho com mais de 9 milhões de cabeça, os produtores têm investido em tecnologias de melhoramento genético, buscando sempre excelência em produtividade e mostrando assim a tendência de expansão e o grande potencial para a economia do Estado”, detalhou o secretário.
Exposição
A Pecshow 2021 conta com a exposição de mais de 180 animais, entre os bovinos as raças Nelore, Senepol, Bosmara; nos ovinos Santa Inês e Dorper; veículos, tratores, implementos agrícolas e insumos, além de oficinas, rodas de conversas, dinâmicas e palestras voltadas pra o fortalecimento da pecuária tocantinense.
Parceiros
O evento conta com a parceria da Agrojem, da Associação dos Criadores de Zebu (ABCZ), da Associação Nacional dos Pecuaristas (Assocon), do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicred) e da Adapec, além de produtores de suínos da região. (Da assessoria de imprensa)