A superintendência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Tocantins fez um levantamento junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para apontar que microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) foram responsáveis por sete em cada dez novos empregos no Estado.
SETOR DE SERVIÇOS LIDERA
Entre janeiro e junho de 2024, somente o setor de serviços criou 3.350 novas vagas, liderando a geração de empregos no primeiro semestre. No ranking geral, o total de novas contratações no Estado foi de 7.417 profissionais.
PEQUENOS NEGÓCIOS
Ao levar em consideração as micro e pequenas empresas, os três setores que mais geraram postos de trabalho nesta categoria estão concentrados nas áreas de Serviços com 2.518 empregos; Construção Civil, 1.462 e Comércio com 1.076 novas vagas.
REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES ECONÔMICAS
Analista do Sebrae, Bruno Vilaverde explica que os dados enfatizam a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do Estado. “Quando falamos em empreendedorismo, também podemos ressaltar que ele atua em diversas camadas sociais, uma vez que, os pequenos negócios ajudam a reduzir desigualdades econômicas e a aumentar a inclusão social, a exemplo do que está ocorrendo no Tocantins”, comentou por meio da assessoria.