A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas divulgou uma pesquisa nesta terça-feira, 23, que indica que 57% dos consumidores da Capital pretendem fazer compras na “Black Friday”, a última sexta-feira de novembro, em que o comércio tende a oferecer descontos. Originária dos Estados Unidos, a data foi incorporada ao calendário brasileiro.
Bom momento para comprar
Na Capital, a expectativa da CDL Palmas é que haja um aumento de pelo menos 13% no volume total de vendas na semana da Black Friday. Para 70% dos clientes, essa é uma boa hora para comprar coisas que precisam a um preço mais baixo. Outros 38% querem aproveitar o preço para antecipar as compras de Natal e 19% querem aproveitar as promoções, mesmo que não estejam precisando de nada no momento. “O brasileiro tem essa cultura de comprar em datas especiais, nós gostamos de presentear e de aproveitar bons preços. Acreditamos que por isso a Black Friday tem se tornado tão forte por aqui. O lojista aproveita para renovar seu estoque e o consumidor compra com grandes descontos”, avalia o presidente da entidade, Silvan Portilho.
Três produtos e gasto médio de R$ 1,1 mil
O levantamento revela que, em média, os consumidores desejam comprar 3 produtos e gastar R$ 1.118 na Black Friday. Os produtos mais desejados pelos consumidores são: roupas (38%), calçados (29%), eletrodomésticos (27%), celulares/smartphones (24%), e artigos para casa (24%). A pesquisa mostrou ainda que comparando com a Black Friday do ano passado, 30% pretendem comprar menos produtos este ano, 29% querem comprar mais e 25% a mesma quantidade de produtos. Além disso, 38% pretendem gastar menos, 29% pretendem gastar mais e 22% o mesmo valor.
Pesquisa de preço é uma máxima
A escolha do local de compra é feita levando em conta as lojas em que os consumidores já compraram anteriormente e ficaram satisfeitos (41%), o estabelecimento que oferece frete grátis (36%), aquele que oferece o menor valor (34%) e as lojas que oferecem um bom desconto no boleto ou pagamento à vista (30%). O levantamento mostrou que 88% pretendem fazer pesquisa de preço antes de comprar na Black Friday, sendo os principais motivos: confirmar se os preços estão realmente na promoção (55%) e escolher as lojas com os melhores preços (33%).
Não compre na internet antes de pesquisar nas lojas de Palmas
Silvan Portilho faz um apelo para que o consumidor priorize a compra em Palmas. “O lojista já vem se preparando, montando seus descontos e promoções. Nossa recomendação para o empresário é que faça realmente promoções atrativas, que divulgue bem seu produto online e offline. Para o cliente, nossa dica é: pesquise no comércio local. Não compre na internet antes de pesquisar nas lojas de Palmas. Dê essa preferência para aquecer nossa economia e gerar mais emprego e renda para o palmense”, finaliza.