O Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) promoveu na manhã desta terça-feira, 10, uma audiência pública no Instituto Vinte de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM) para apresentar o estudo de planejamento físico-espacial para a implementação do Distrito Turístico da Capital, documento também chamado de masterplan.
LOCAL
De acordo com a última revisão do Plano Diretor, que introduziu essa proposta de destinação de área de expansão ao norte de Palmas ao turismo, o distrito compreende área de 1.002 hectares e que vai desde as margens do lago de Palmas até as margens da rodovia TO-010.
TEMAS
Consultores da empresa Aria Empreendimentos Sustentáveis, contratados pelo município, realizaram a apresentação dos resultados do estudo, que apontou, por exemplo, uma tendência mundial de consumo do turismo de natureza em consonância ao fato de Palmas hoje estar inserida na Amazônia Legal e a possuir indicadores positivos de satisfação de turistas em relação a experiências aqui vivenciadas.
DESAPROPRIAÇÃO NÃO É ACONSELHADA
Conforme o Paço, o masterplan desaconselhou a desapropriação de propriedades e apontou, por exemplo, a adoção de parcerias com empreendimentos privados como saída mais salutar para adesão dos proprietários a projetos que tragam valor turístico a suas chácaras e fazendas. “[o documento] Não é um plano taxativo, não altera o uso de solos. É uma primeira ideia para um planejamento de uma ideia de longo prazo. As discussões levantadas hoje aqui permitiram aos proprietários vislumbrarem possibilidades para o futuro que se traduzam em atrativos para a cidade”, esclareceu o presidente do Impup, Lúcio Milhomem.
DEBATE INICIAL
O presidente da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Giovanni Assis, ressaltou, durante a audiência, as atuais estratégias do município na divulgação da Capital como destino turístico com soluções tecnológicas e em feiras e eventos especializados. “Palmas é a última capital planejada do País e se tornou uma cidade moderna e antenada que já está selecionada pelo governo federal como Destino Turístico Inteligente (DIT) em transformação”, pontuou
MAIS AUDIÊNCIAS
Ainda segundo o instituto, outras audiências serão realizadas futuramente para debater avanços e alterações nas propostas do masterplan trazidas em função das contribuições levantadas nesta primeira audiência. As datas serão divulgadas, em data oportuna, nos canais oficiais da Prefeitura de Palmas.