Estimados leitores e leitoras! Como vocês estão? Ficaram assustados com a notícia veiculada na VEJA dizendo que o número de brasileiros com contas em atraso e restrições de crédito no comércio voltou a subir em fevereiro, após um período de ligeira estabilidade? Pois é, no mês de fevereiro 61,7 milhões de pessoas estavam inadimplentes, segundo estimativa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Isso corresponde a 40,5% da população com idade entre 18 e 95 anos. Soma-se a isto, 12 milhões de desempregados, milhões de subempregados e outros milhões de trabalhadores informais esparramados pelo Brasil afora. Este é o resultado das políticas públicas do governo federal, apoiadas pelo Congresso Nacional. Poucos recebendo muito e muitos recebendo pouco ou nada. Que democracia é esta? O Brasil está dividido em castas e tende a piorar, se os brasileiros não reagiram nas próximas eleições. Como empreender neste cenário de barbárie humana?
Hoje, quero compartilhar com vocês a minha felicidade por ter conhecido o meu amigo Cleber Toledo. Jornalista que passou pelo Paraná, São Paulo e, para nossa sorte, aportou no Tocantins. Conheci o Cleber no inicio dos anos 2000, quando ele era professor na Ulbra. Eu era uma das suas “fontes” quando ele fazia matérias sobre economia e lembro-me que certo dia, para minha surpresa, ele me levou até a sua sala de aula para conversar com os alunos sobre o que era uma “fonte”. Fiquei muito lisonjeado e feliz por ver um professor com tamanha responsabilidade em ensinar não só a teoria, mas a vivência do dia a dia de um jornalista.
[bs-quote quote=”Mas a grande diferença do CT é a credibilidade. É a coerência com os fatos e as notícias. É a responsabilidade com os seres humanos. É a preocupação com a verdade” style=”default” align=”left” color=”#ffffff” author_name=”Tadeu Zerbini” author_job=”É economista e consultor” author_avatar=”https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2018/02/TadeuZerbini60.jpg”][/bs-quote]
Passado algum tempo, ele me confidenciou que iria assumir um grande desafio, que era iniciar o seu “blog” virtual em uma época em que a internet era um desafio para os próprios especialistas da área. Naquela época para se abrir uma página na internet tinha que ter muita paciência e muitas das vezes a página não abria. Os celulares ainda não dispunham da tecnologia que temos hoje. Acesso à internet só era possível por “PC” ou notebook. Um desafio para os internautas de primeira hora. A visão empreendedora e de futuro do Cleber abriu caminhos para muitos profissionais. como estamos acompanhando hoje em dia. Com o sucesso de seu blog e aproveitando o avanço das novas tecnologias, ele ampliou seu negócio e implantou o CT, como conhecemos hoje, o maior portal de notícias do Tocantins.
Mas a grande diferença do CT é a credibilidade. É a coerência com os fatos e as notícias. É a personalidade equilibrada do Cleber. É a responsabilidade com os seres humanos. É a preocupação com a verdade. Ao contrário de muitos sites por aí, os comentários sobre as notícias veiculadas no CT cabe aos leitores. A construção séria de um veículo de comunicação depende de quem está no comando.
A visão empreendedora que o Cleber teve no início dos anos 2000 e a determinação de realizar um sonho, colocou em risco seu futuro profissional e até o da sua família. Com perseverança e determinação levou seu projeto adiante e obteve o sucesso que todos nós conhecemos. Com notícias sérias e críticas construtivas, consegue transmitir ao grande público os fatos que acontecem no nosso dia a dia, com muita convicção, confiança e com bastante criatividade. Sua paixão pelo Tocantins e pela política nos proporcionam matérias de excelente qualidade e com responsabilidade.
Seu objetivo é bastante claro: proporcionar um futuro melhor para o povo tocantinense, por meio do jornalismo. O Cleber venceu todas as barreiras e só ele e o seu travesseiro sabem o que enfrentaram, principalmente quando as fofocas maldosas e caluniosas vindas de pessoas, que, por um motivo ou outro, não ficaram satisfeitas com as notícias veiculadas, tentam denegrir sua honra. Não é fácil empreender no Tocantins, quando se tem paixão por política. Mas o CT venceu.
E o Cleber como pessoa? Todos nós conhecemos sua vida. Acompanhamos sua luta para manter a saúde e o corpo em forma. Acompanhamos por muito tempo seus exercícios e sua determinação em emagrecer. Suas pedaladas e suas histórias familiares. Acompanhamos a doença e o falecimento de seu pai. Acompanhamos seu lazer e suas férias. Acompanhamos sua família, Dona Sandra e seus filhos, que, aliás, já estão fazendo sucesso. O Cleber nunca escondeu nada de ninguém e nem precisa. É um vencedor.
Parabenizo toda a equipe CT pelos 13 anos de sucesso. O time CT é campeão de jornalismo sério e confiável. Comemorem bastante, vocês são merecedores dos nossos elogios.
Parabéns!
Ps. Patrão, se for me dar aumento de salário, só aceito se for igual ao que o Temer e nossos congressistas concederam ao salário mínimo. Rsrs.
TADEU ZERBINI
É economista, especialista em Gestão Pública, professor e consultor
ctzl@uol.com.br