O Tocantins assumiu a primeira posição do ranking nacional de estados mais rápidos para se abrir empresa. Os dados são do governo federal, apresentados por meio do Portal da Rede Nacional Para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). A Junta Comercial (Jucetins), em julho, gastou em média apenas 3 horas, 34 minutos e 12 segundos para registrar uma empresa. Ao todo, o tempo médio para abertura está em 13 horas, 46 minutos e 6 segundos.
Prazo total depende de municípios e da Receita Federal
Para chegar ao resultado final, somam-se ao tempo da Jucetins a duração dos processos de viabilidade e obtenção de CNPJ, que são responsabilidades, respectivamente, dos municípios e da Receita Federal. O tempo total acaba se tornando maior, pois a viabilidade, por exemplo, varia de município para município. Em junho, este tempo era de 17 horas, 57 minutos e 33 segundos. O Tocantins já figurava entre os cinco melhores desempenhos desde abril, mas é a primeira vez que assume a ponta.
Parceiros
Para o presidente da Jucetins, José Aníbal, as conquistas são frutos de um trabalho em equipe. “A Jucetins tem um corpo técnico capacitado e muito empenhado. Esse resultado só pode ser conquistado também graças aos nossos parceiros: Sebrae, Prefeituras, Bombeiros, Naturatins e Vigilância Sanitária”, explica.