Os interessados em compor a gestão do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Cantão (PEC) têm até o dia 14 de junho para manifestarem interesse. O edital de chamamento público já está disponível na página do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e uma das principais exigências é que os candidatos sejam representantes de entidades do Poder Público ou da sociedade civil e tenham atuação na região do PEC.
DISCUSSÃO E NEGOCIAÇÃO
Sobre a importância da participação nos conselhos gestores de Unidades de Conservação, a analista ambiental da gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Flávia Rodrigues, explicou que os conselhos são espaços de discussão, negociação e construção de consenso. “Neles, são tratadas questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas pertinentes à Unidade e seu território. Dessa forma, os conselhos contribuem para o diálogo entre a UC, a comunidade local, órgãos públicos e instituições da sociedade civil”, informou.
CONSELHO CONSULTIVO
De acordo com Flávia Rodrigues, o conselho do Parque Estadual do Cantão é consultivo e tem o objetivo de assegurar o caráter participativo para contribuir e apoiar os trabalhos de gestão e consolidação do PEC, oferecer transparência para a gestão da UC, contribuir para a elaboração do Plano de Manejo e integrar o Parque às comunidades, setor privado, instituições de pesquisa, ONGs, poder público, bem como as outras áreas protegidas situadas no entorno.
EDITALO Edital do Parque Estadual do Cantão tem como foco a renovação do Conselho Consultivo para o biênio 2023-2024, previsto no Regimento Interno. De acordo com a Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, os interessados devem enviar documentação para o endereço eletrônico pecantao.naturatins@gmail.com, e que estarão automaticamente convocados para a Reunião Ordinária do Conselho, marcada para o dia 21 de junho, no horário de 10h às 16h30.