A edição desta segunda-feira, 30, do Diário Oficial de Gurupi trouxe uma série de exonerações e revogações de funções gratificadas pela prefeita Josi Nunes (UB). São mais de 50 atos publicados. Acionado, o município afirmou em nota que as medidas tem como objetivo manter o equilíbrio das contas públicas. “A postura permite que investimentos em programas de saúde, educação e infraestrutura, que impactam positivamente a qualidade de vida dos cidadãos, sigam normalmente, garantindo que os projetos em andamento e as obras programadas não sofram cortes ou atrasos”, argumentou. O Paço ainda contextualiza a decisão diante da “crise fiscal” do País e o debate de reforma tributária, que “pode impactar significativamente as receitas do município”.
Leia a integra:
Manter o equilíbrio nas contas públicas é fundamental para a saúde financeira e a sustentabilidade da gestão municipal. Um orçamento equilibrado garante serviços públicos essenciais de forma contínua e eficiente.
A Prefeitura de Gurupi realça, assim, a importância de adotar medidas responsáveis e conscientes para garantir a saúde financeira do município diante do cenário econômico atual.
Nesse contexto, foi publicado o Decreto de Contenção de Despesas, que visa promover ajustes nas contas públicas, especialmente por meio de cortes no quadro de pessoal contratado, buscando otimizar os recursos disponíveis.
A postura permite que investimentos em programas de saúde, educação e infraestrutura, que impactam positivamente a qualidade de vida dos cidadãos, sigam normalmente, garantindo que os projetos em andamento e as obras programadas não sofram cortes ou atrasos.
O Brasil passa por uma crise fiscal e uma reforma tributária. A gestão municipal permanece empenhada em entender os desdobramentos da reforma em andamento, pois ela pode impactar significativamente as receitas do município. Considerando essa incerteza, a administração atua com cautela e responsabilidade, priorizando a estabilidade financeira e o equilíbrio fiscal.
Embora os desafios sejam relevantes, a Prefeitura de Gurupi está envidando esforços para viabilizar novas fontes de receitas, buscando alternativas que permitam investir em melhorias e serviços à população de forma sustentável e até mesmo a retomada aos postos de trabalho.
A gestão reafirma, assim, seu compromisso de conduzir as ações necessárias com responsabilidade e transparência, sempre visando o desenvolvimento e o bem-estar de nossa comunidade.”