Com o intuito de promover a inclusão produtiva das mulheres em situação de vulnerabilidade na capital, o Sebrae e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social se reuniram, nesta segunda-feira, 19, para promover o treinamento dos colaboradores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Flor de Lis.
Ao todo, 100 turmas de capacitação sócio profissionalizantes, empreendedora e de gestão de pequenos negócios serão realizadas ainda este ano, nas áreas da Beleza, da Gastronomia, dos Serviços de Corte e Costura, Construção Civil e Refrigeração. O objetivo é atender em torno de 1.500 mulheres de Palmas até dezembro deste ano.
Após as capacitações, as mulheres que se interessarem em empreender receberão todo o apoio dos Centros de Apoio e Referência de Assistência Social e do Sebrae, mediante entrega dos kits para empreender, contendo materiais e insumos básicos para abrirem seu primeiro negócio e com mentoria especializada em planejamento de negócios, atendimento a clientes, marketing, fluxo de caixa e formação de preço de venda. Os kits são ferramentas para essas mulheres se tornarem microempreendedoras individuais.
O Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins (CDE), Rogério Ramos, pontuou que o Força Mulher já é sucesso no Estado. O programa alcançou 97 municípios em 2021 e, agora, em 2022 o foco será capacitar as mulheres da Capital, que passarão a assumir o lugar merecido na economia local. “Poderão abrir seus empreendimentos em locais até então pensados somente para homens, como na construção civil. Enfim, o lugar da mulher é onde ela quiser e o Sebrae e a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social darão essa oportunidade de escolha a elas”, frisa.
A secretária de Desenvolvimento Social, Simone Sandri, ressaltou que o programa será muito benéfico para as mulheres de Palmas, porque em sua visão trará uma oportunidade de treinamento profissional e empreendedorismo, acompanhado de consultoria que lançará com responsabilidade as participantes ao mercado de trabalho. “Com isso, elas resgatam sua dignidade e tem o poder da mudança”, aposta.
Para 2022, cerca de 17 milhões já foram anunciados pelo Sebrae Tocantins para as contratações de parceiros do Sistema S (SENAI e SENAC) e também para a aquisição dos kits para empreender.
Projeto Força Mulher
Como alternativa para vencer a crise econômica agravada pela pandemia, o Sebrae idealizou, em 2021, o projeto Força Mulher. O objetivo é proporcionar às mulheres tocantinenses, em situação de vulnerabilidade social, condições necessárias à abertura de novos negócios.
O Sebrae realiza o Força Mulher com a sua expertise em empreendedorismo, custeando todas as capacitações, consultorias e firmando parcerias com instituições de credibilidade nacional, como Senac, Senai e Senar. Os municípios apoiam com os equipamentos e identificação das pessoas que se encontram em vulnerabilidade social para participarem dessa oportunidade empreendedora. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)