Steve Stapp, presidente do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla original em inglês), veio ao Brasil para participar da segunda edição do Summit dos Comitês Jovens e conhecer presencialmente a estrutura do Sicredi. Uma das figuras mais influentes do segmento, Stapp participou, em Curitiba (PR), do evento voltado para jovens cooperativistas, e esteve em Porto Alegre (RS) para ver de perto o modelo pioneiro de organização sistêmica da instituição, assim como seus principais projetos e programas.
O presidente do Conselho do Woccu visitou as instalações da Plataforma Digital do Sicredi em Porto Alegre, local onde está sendo construído o novo core bancário, iniciativa que integra o processo de transformação digital pelo qual passa o Sicredi. Também na capital do Rio Grande do Sul, o executivo conheceu o Centro Administrativo Sicredi (CAS), onde esteve na Fundação Sicredi, responsável pelos programas sociais da instituição financeira cooperativa.
“O Sicredi está no topo em termos de estrutura organizacional dentro do movimento cooperativista de crédito global, a instituição é muito bem gerida e os resultados apresentados são fenomenais”, considerou Steven Stapp, acrescentando que o trabalho realizado na Fundação Sicredi traduz a essência do cooperativismo que é de ajudar a quem necessita.
Além disso, Stapp participou do 2º Summit dos Comitês Jovem, na capital paranaense. Promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ, o evento contou com a participação de diversos profissionais internacionais para discutir temas relacionados ao cooperativismo de crédito, à coletividade e à diversidade. O Summit propõe integrar centenas de jovens que compõem os comitês organizados pelas cooperativas de crédito do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, visando formar novas lideranças. Stapp falou aos jovens sobre os projetos de inclusão e diversidade das cooperativas em nível global.
“A presença de Steve Stapp no Brasil afirma a importância do País para o cooperativismo de crédito em nível global e reforça o conceito de colaboração mutua e troca de conhecimento que é inerente ao nosso segmento”, destacou Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Woccu. (Da assessoria de imprensa)