A Prefeitura de Gurupi inaugurou na manhã de domingo, 11, a primeira etapa do Mercado Clemente Ciel do Santos. A obra faz parte do projeto “Campo Produtivo” e está sendo realizada para o desenvolvimento e o fortalecimento da agricultura familiar, segundo o Paço.
O Executivo afirma que na primeira etapa foram construídos onze boxes, totalizando sessenta lojas; com fachada; cobertura termoacústica que possibilita a redução de gastos com energia, refrigeração e controle de emissões sonoras externas em processos produtivos.
A obra também foi contemplada com calçamento externo, acessibilidade, instalação de combate a incêndio com hidrante; e paisagismo. O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSDB), afirmou que a intenção é que o mercado torne-se um ponto turístico como em outras cidades, citando Belo Horizonte.
O mercado foi construído com recursos da senadora Kátia Abreu (PDT). A pedetista destinou R$ 4 milhões quando era ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A Prefeitura de Gurupi investiu R$ 1 milhão nas obras como contrapartida.
Homenagem
A obra foi batizada como Clemente Ciel dos Santos, que nasceu em 23 de novembro de 1932 na fazenda Pedra Preta, distrito de Porto Nacional e faleceu em 8 de julho de 2017. Gravou seu nome na memória e na história de Gurupi. Considerado um dos pioneiros, chegou à Gurupi na década de 50. Passou abrindo estrada no machado, com seus amigos, rumo à Porangatu, sentido sul do Estado.