A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor do Tocantins (Procon) afirma ter autuado três instituições bancárias durante a Operação Tempo Certo, que percorreu 11 cidades de 10 a 18 de agosto. A iniciativa
TEMPO DE ESPERA EXCEDIDO
Em Tocantinópolis, a equipe de fiscalização autuou o Banco do Brasil por exceder o tempo limite de espera em fila previsto na Lei 3.454 de 2019, que estabelece que o tempo máximo para ser atendido deve ser vinte minutos em dias normais e de trinta minutos em vésperas e após feriados.
SEM SENHAS
Em Porto Nacional, o Bradesco foi autuado pela ausência de emissão de senhas numéricas, contendo o nome e número da instituição, número da senha e data e horário de chegada do cliente. Obrigação também prevista na Lei Estadual 3.454 e pela qual permite-se fazer o controle do atendimento.
SEM TABELA DAS TARIFAS
Já em Palmas, a equipe de fiscalização do Procon atuou o Itaú pela ausência da tabela informando o valor das tarifas cobradas dos consumidores, obrigação prevista na Resolução 3.919 de 2010, do Banco Central.