A última Reunião Ordinária do ano da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema), que ocorreu nesta quinta-feira, 3, foi marcada por agradecimentos pela qualidade dos trabalhos realizados durante todo o ano. Secretários de Meio Ambiente de todo o país compareceram para o balanço anual das atividades e prestigiaram o lançamento da 2ª edição da Revista Abema.
O Tocantins colaborou com a 2ª edição da Revista Abema, com uma matéria realizada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) com o tema a Preservação e a Presença Humana em suas Unidades de Conservação no Estado. O secretário da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Renato Jayme, que prestigiou o lançamento destacou a importância de mais um meio de divulgação para as ações ambientais no estado. “A revista coloca em evidência o trabalho que está sendo realizado pelos órgãos ambientais no Tocantins. Na primeira edição a Semarh contribuiu com a matéria sobre a política de resíduos sólidos no Estado, e agora o Naturatins divulga o brilhante trabalho que tem sido executado nas Unidades de Conservação”. A revista está disponível para download no link abaixo.
Foi apresentado no evento ainda o Observatório do Meio Ambiente do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça e o Programa Brasil – Meio Ambiente Integrado e Seguro da Polícia Federal que disponibiliza imagens de satélite com precisão da Planet, que reforçarão as atividades de monitoramento dos estados contribuindo para as ações de comando e controle. A Abema criou um grupo de trabalho para mediar os termos de adesão para que os estados tenham acesso ao Programa. O Tocantins já iniciou o contato com a Polícia Federal e já está com o Termo de Adesão pronto, que deverá ser assinado ainda este ano.
Na última pauta do dia, a Câmara Técnica do Clima também apresentou os trabalhos realizados durante o ano. Dentre eles está a publicação Boas Práticas Estaduais pelos Compromissos Climáticos que reúne as ações de todos os estados. O Tocantins apresentou o projeto Campo Sustentável que promoveu práticas de Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) em propriedades rurais do estado, dando preferência para propriedades que fosse mulheres e a Estratégia Tocantins 20-40, que hoje se chama Tocantins: Competitivo e Sustentável que quer tornar o Tocantins um referência na região Norte em produção sustentável de alimentos e produtos da sociobiodiversidade, com beneficiamento e agregação de valor, na conservação e no manejo de suas riquezas naturais e no equilíbrio socioeconômico até 2040.
Abema
Abema é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos. Legitima representante dos órgãos estaduais de meio ambiente, presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, reúne as 27 secretarias de estado e 21 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, a maioria por atos administrativos, além de tantos outros instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente como zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas, concentrando boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.
O secretário Renato Jayme destaca a importância da Abema. “A Associação desempenha um papel importante na proposição e articulação de políticas públicas, ações e posicionamento às questões relacionadas a diversos temas ambientais, dentre eles está o desmatamento ilegal, tendo uma atuação importante na validação das informações repassadas a sociedade através dos diversos canais de comunicação, reforçando, valorizando e apoiando as ações das secretarias estaduais de meio ambiente para o desenvolvimento de suas estratégias, observando as características de cada estado”. (Da assessoria de imprensa)