A Delegacia Regional de Apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) em Miracema do Tocantins recebeu nesta terça-feira, 2, a oficina de apresentação do Plano de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O objetivo da programação é traçar estratégias voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar por meio do desenvolvimento de cadeias produtivas prioritárias no Estado.
DUAS CADEIRAS PRODUTIVAS PRIORITÁRIAS DENTRO DA VOCAÇÃO DA REGIÃO
As oficinas são apresentadas pelo técnico do Núcleo de Planejamento Estratégico (NPE), José Carlos Moraes, o presidente do Ruraltins, Washington Ayres; o vice-presidente Almir Amaral; e o diretor de Ater, Kin Gomides, que juntos esclarecem e ouvem as demandas da equipe para juntos traçarem as estratégias, com a definição de duas cadeias produtivas prioritárias dentro da vocação e das particularidades de cada regional, e principalmente a aptidão do produtor rural assistido. Com as demandas, e de forma democrática, os extensionistas da regional de Miracema definiram as cadeias da bovinocultura mista, fruticultura, mandiocultura e piscicultura como prioritárias para serem trabalhadas no Plano Ater.
OITO OFICINAS SERÃO REALIZADAS
No total serão oito oficinas, sendo que também já ocorreram nas regionais de Paraíso do Tocantins, Araguatins e Araguaína. E nesta semana haverá em Colinas e Porto Nacional e, na próxima, ocorrerá em Gurupi e Porto Nacional. Em Miracema, participam da oficina extensionistas dos municípios de Lizarda, Miranorte, Rio Sono, Tabocão, Tocantínia e Pedro Afonso.
DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR
Na proposta, conforme o levantamento e apresentação do Núcleo, as cadeias produtivas prioritárias no Estado são: Apicultura e Meliponicultura, Mandiocultura, Avicultura Caipira, Fruticultura, Bovinocultura de Corte e de Leite, Piscicultura e Horticultura, e agora, na proposta das oficinas, e em conjunto com os técnicos, definirem duas cadeias prioritárias e atendimentos de no mínimo dez produtores. “Este plano contempla propostas para o desenvolvimento da agricultura familiar do Estado do Tocantins, desde a assistência técnica, do fomento à agroindustrialização dos produtos agrícolas. Temos ainda neste plano de ação as propostas de melhoria de infraestrutura e mecanização de equipamentos adquiridos e geridos pelo poder público; e também ações que visam a qualificação e valorização profissional do servidor do Ruraltins”, explicou Washington Ayres.