Com proposta de informar sobre o processo de licenciamento para produção comercial da tilápia no Tocantins, uma equipe da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, recebeu na manhã de segunda-feira, 18, a visita da prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida, e do secretário da Agricultura de Pedra Branca do Amapari (AP), Emanuel Brito.
Durante o encontro, representantes do setor da Aquicultura e Pesca da Seagro explicaram quais os argumentos utilizados e o passo a passo para o licenciamento. Informaram também sobre os estudos realizados e que comprovam que a espécie pode ser produzida sem gerar impactos significantes. O zootecnista Thiago Tardivo destacou o empenho e a importância da participação da Seagro. “Foi de fundamental importância às ações pontuais realizadas pelo Governo do Tocantins, por meio da Seagro em 2018, para a aprovação da produção comercial da tilápia no Tocantins”, afirmou.
Já o representante do Amapá contou sobre a experiência do estado na produção de tilápia, que há aproximadamente 50 anos a espécie foi introduzida lá e que ainda hoje lutam para que a produção comercial seja liberada. “São quase 50 anos de experiência na produção da tilápia. Temos pesquisas que comprovam que a espécie pode ser produzida sem gerar impactos ambientais, mas não conseguimos a liberação para produção comercial, então a visita é para entender e utilizar o aprendizado para o avanço na produção de tilápia no Amapá”, afirmou.
A prefeita Miyuki Hyashida também justificou a visita à Seagro, destacando que a instituição tem, atualmente, os melhores profissionais da agricultura que podem explicar sobre o processo de licenciamento. “Estamos mostrando ao pessoal do Amapá o que fizemos para conseguir o licenciamento de forma mais rápida e eficaz”, destacou. “Vamos visitar também a Embrapa Pesca e Aquicultura e que tem um papel muito importante nas pesquisas e está instalada no Tocantins, além do grupo norueguês que atua junto à empresa Aquabel na criação de tilápia no estado. A presença desse grande grupo é muito importante para o melhoramento genético da espécie”, afirmou.
Piscicultura Aquabel
Empresa especializada na produção de alevinos de tilápia, com unidades em alguns estados do Brasil. No Tocantins a empresa atua nos municípios de Porto Nacional e Brejinho de Nazaré. (Com informações da assessoria)