O Sebrae Tocantins e a Energisa, através do projeto Energia para Crescer, em parceira com o Governo do Estado, participaram nesta quarta-feira, 25, e quinta-feira, 26, da entrega das placas de sinalização das comunidades quilombolas do Prata, Mumbuca e Rio Novo. Na ocasião, o projeto também lançou a coleção de souvenir com imagens que retratam a cultura, paisagem e fauna local, a exemplo o lobo-guará e o pato mergulhão.
A presidente da Associação dos Artesãos da Comunidade Mumbuca, Railane Ribeiro da Silva, destaca que o Energia para Crescer estimula a comunidade a empreender e defender os pequenos negócios locais, fonte de renda para os quilombolas. “Nós já estamos notando a diferença que o projeto está trazendo para as comunidades. Por exemplo, nossa loja já existe há um bom tempo, mas a gente nunca tinha tido uma etiqueta. Agora, nossa marca, nosso nome e a nossa história vão para o mundo. Tenho certeza que ele vai transformar a vida e a cara da comunidade, principalmente dos jovens que estão sendo envolvidos nas ações. Tenho certeza que toda essa doação e entrega do Sebrae e Energisa vão mudar muito as nossas vidas”, aposta.
De acordo com a diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, o objetivo do projeto é estimular os pequenos negócios destas comunidades a promover o empreendedorismo. “Iremos fazer a qualificação dos produtos e serviços turísticos, o fortalecimento da governança e promoção do turismo de base comunitária, o acesso aos serviços financeiros e a atração de investimentos, alicerçados no tripé da inclusão social, proteção ambiental e a geração de emprego e renda”, reforça.
Para o gerente de Gestão e Projetos da Energisa Tocantins, Leandro Fernandes, acompanhar a execução do projeto e ver os resultados é recompensador. “O Energia para Crescer é, atualmente, o principal projeto social da Energisa Tocantins. Para nós, é um prazer estar aqui com a comunidade. A gente gosta de marcar presença, propor, ouvir e trazer um pouco da nossa experiência para colaborar. Afinal, o nosso trabalho não é apenas distribuir energia, mas também contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado”, conclui.
Energia para Crescer
Iniciado em 2021, o Energia para Crescer deve seguir até 2023. Até o final do projeto, a previsão é que sejam realizadas mais entregas, a exemplo do sistema integrado sustentável que integra produção de peixes, aves e hortaliças.
A iniciativa beneficia cerca de 40 empresas das comunidades quilombolas Mumbuca e Rio Novo (Mateiros – TO) e o Povoado do Prata (São Félix do Tocantins -TO) com estímulos ao empreendedorismo local. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)