Com o objetivo de despertar nas mulheres o foco na geração de renda através de capacitações, o projeto Força Mulher, realizado pelo Sebrae, renova com o importante aliado, o Sistema Fieto por meio do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
A assinatura da contratação entre Sebrae e o Sistema Fieto, com prazo de um ano para execução, nesta quinta-feira, 18. A parceria, que deseja aliar empreendedorismo com inovação, contemplará, por meio do SENAI, a formação de até 300 turmas para realização de oficinas profissionalizantes nas áreas de refrigeração, construção civil, alimentos e vestuário em vários municípios do Tocantins.
Ao final do processo de capacitação, as mulheres que desejarem empreender receberão mentoria gratuita e um kit para empreender contendo os equipamentos básicos para abertura do primeiro negócio.
Moisés Gomes, diretor superintendente do Sebrae, destacou que o projeto é um importante caminho para as mulheres serem donas de sua autonomia financeira. “O interessante é que elas recebem também cursos em áreas, que até então, eram demandas somente aos homens, como no setor da construção civil, por exemplo. Ou seja, as mulheres estão, cada vez mais, assumindo a competência de posições antes predominantemente masculinas”, comentou.
O presidente do Sistema Fieto, Roberto Pires, enfatizou que somar ao Força Mulher, na execução de cursos da área da educação profissionalizante, maior expertise do SENAI, é gratificante. “O projeto virou referência nacional e agradecemos o reconhecimento e a confiança do Sebrae nesta parceria tão importante para as nossas futuras empreendedoras”, ressaltou.
Presentes
A assinatura do termo contou com a presença do presidente do Sebrae, Rogério Ramos, presidente do Sistema Fieto, Roberto Pires, diretor superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, diretor técnico, administrativo e financeiro do Sebrae, Jarbas Meurer, diretora do SENAI, Márcia Rodrigues, gerente do Sebrae, Magvan Botelho e a analista do Sebrae, Luciana Retes.
Projeto Força Mulher
Como alternativa para vencer a crise econômica agravada pela pandemia, o Sebrae idealizou, em 2021, o projeto Força Mulher. O objetivo é proporcionar às mulheres tocantinenses, em situação de vulnerabilidade social, condições necessárias à abertura de novos negócios.
O Sebrae entrou com a capacitação empreendedora e as instituições parceiras com a capacitação profissionalizante.
Foram destinados R$ 9 milhões provenientes do Sebrae Nacional e mais R$1.500.000,00 articulados de forma pioneira pelo Sebrae TO no Brasil por meio de emenda parlamentar, que garantiram o custeio das atividades e o kit de materiais e insumos para empreender. (Por Aurielly Painkov – assessoria presidência da Fieto)