A temporada de praia do Tocantins teve reforço de R$ 35 milhões da Secretaria do Turismo (Setur) para 45 municípios investirem em infraestrutura, atrativos culturais, esportivos e gastronômicos. “Estamos investindo sabendo que o Estado terá um retorno financeiro com isso. Ainda com o fortalecimento de eventos culturais, que são de suma importância”, argumentou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos). “Queremos avançar a cada ano e fazer com que esse produto turístico, as praias no Tocantins, seja consumido pelo Brasil e pelo mundo”, acrescentou o titular da Setur, Hercy Filho.
ESTADO IRÁ PREMIAR PRAIAS COM BOAS PRÁTICAS
Uma das principais ações do governo estadual neste ano é o selo “Praia Responsável”, que premia com R$ 100 mil as cidades que atenderem certas exigências, como instalação de lixeiras, sinalização orientativa, píer, estacionamento, banheiros com acessibilidade para pessoas com deficiência, estação de coleta seletiva, realização de ação ambiental saneamento das barracas comerciais e análise microbiológica da água. “Os municípios, adequando-se às exigências, podem ganhar um prêmio para estruturarem ainda mais as suas praias. Esse é o grande diferencial deste ano”, destacou Hercy Filho.
SEGURANÇA PÚBLICA
As cidades que têm programações de férias, principalmente de praias, terão reforço da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) durante julho. A operação Temporada de Férias visa intensificar o policiamento ostensivo e preventivo nas áreas de maior circulação de pessoas e turistas no Estado. Iniciada em 30 de junho, a ação continua até 31 de julho. Os policiais estarão atentos para combater atitudes violentas de qualquer natureza, bem como ocorrências de perturbação do sossego público, vandalismo, porte de arma, tráfico de entorpecentes, condução perigosa, furtos, jogos de azar, além de outras ações, para assegurar um período de férias tranquilo para a população tocantinense.
ATUAÇÃO DOS BOMBEIROS
O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) vai estar diretamente em mais de 17 praias em todas as regiões do Estado e, indiretamente, em mais de 20 áreas balneares, onde a classificação permite a atuação de guarda-vidas civis (GVCs), apenas, e que já foram capacitados pela corporação. Serão empregados, por final de semana, mais de 40 bombeiros militares que, somados aos guarda-vidas civis, ultrapassarão 120 profissionais presentes, especialmente nos pontos de lazer com maior exigência de segurança. “O CBMTO selecionou e qualificou 360 guarda-vidas civis, que receberam o certificados como aptos a atuar em áreas balneares controladas por prefeituras e clubes particulares na temporada. Estamos fazendo o nosso papel para oferecer à população tocantinense o máximo de segurança possível durante o período de férias”, explicou o comandante-geral da corporação, coronel Peterson Queiroz de Ornelas.
COIBIÇÃO DE CRIMES AMBIENTAIS
Já o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) vai realizar, durante o mês de julho, a Operação Malha Fina com o intuito de coibir crimes ambientais. Entre os dias 5 e 30 deste mês, serão promovidas ações de educação ambiental e fiscalização nas praias. Ao todo, 25 cidades serão visitadas pelo órgão. Os tocantinenses e turistas também podem contar com as equipes das Centrais de Atendimento da Polícia Civil. As centrais funcionam 24 horas, em regime de plantão.