O Estado promoveu na manhã desta terça-feira, 20, a 87ª reunião ordinária do Fórum Estadual do Turismo (Foestur). O encontro aconteceu na sede da Federação das Indústrias (Fieto), em Palmas, e contou com representantes do colegiado, formado por entidades públicas e privadas..
NOVA GESTÃO NOS PROJETOS ESTRATÉGICOS
No encontro, o secretário do Turismo, Hercy Filho, ressaltou a disposição do governador Wanderlei Barbosa em buscar atender demandas que sejam significativas. O gesotr apresentou a renovação da equipe da Superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, agora liderada por Kleiryanne Aguiar.
MANUTENÇÃO
Hercy Filho também ressaltou a participação na recente mobilização em Brasília pela continuidade do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), quando conquistou apoio de vários representantes da bancada do Tocantins no Congresso Nacional. Também ressaltou a gestão da Setur para conquistar espaço de participação junto à Embratur em dois eventos internacionais, a 34ª Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL 2024) e a ITB Berlim 2024, a partir de 28 de fevereiro.
OUTROS PROJETOS
Outros projetos apresentados foram o Conheça o Brasil: Realiza e a 6ª Pesca Trade Show (SP). Houve ainda informes sobre Oficinas de Planejamento das Regiões Turísticas e sobre a pesquisa realizada durante o Carnaval 2024 para tabulação e divulgação de dados sobre o perfil do turista.
PARTICIPAÇÃO
Além das instituições citadas, o Foestur tem como membros a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Tocantins), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Associação dos Profissionais de Turismo do Tocantins (Aprotur), a Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI), a Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet), o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banco da Amazônia (BASA), o Convention & Visitors Bureau Palmas, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e os representantes dos Fóruns Regionais de Turismo.