Representantes da Secretaria da Cultura (Secult) promoveu uma reunião nesta quarta-feira, 20, para apresentar o projeto da 1º Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins (Fenartto), prevista para acontecer entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas. A programação terá “Mãos que Tecem Tradição” como tema. O detalhamento do evento ficou por conta do consultor contratado pela Secult, Rogério Maracaípe.
ENTENDA
Com uma estimativa de receber 5 mil visitantes por dia, o evento é defendido como uma vitrine para artesãos dos 139 municípios tocantinenses exibirem o seu trabalho, divididos em oito regiões expositivas, bem como espaço destinado ao trabalho artesanal indígena e quilombola. O projeto contará com uma programação diversificada que inclui atrações artísticas, cozinha show, desfiles de moda e paineis temáticos, além da abertura do I Salão de Artes Visuais e o I Seminário de Economia Criativa.
PRODUTO TOCANTINENSE É DESTAQUE
Titular da Secult, Tião Pinheiro abordou a motivação para realizar o evento. “Nós resolvemos fazer a feira porque o artesanato do Tocantins é destaque há muito tempo. Nos eventos fora do estado as vendas desses produtos duplicam de um ano para outro e, devido a esse sucesso, nós ganhamos maiores espaços em feiras nacionais”, comentou o secretário, ao relembrar que neste ano, os artesãos tocantinenses puderam expor e comercializar seus produtos dentro da maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte, realizada em Olinda (PE).
PRESENÇAS
Além dos secretários Karynne Sotero (Participações Sociais), Marcelo Lélis (Meio Ambiente), Berenice Barbosa (Mulher) e Márcio Rocha (Comunicação), estiveram presentes representantes da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Agência de Fomento do Estado do Tocantins, Secretaria do Turismo (Setur), Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Polícia Militar do Tocantins (PM-TO), Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM-TO), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e Secretaria Executiva da Governadoria (Segov).