Mais de 4 mil km de estradas que beneficiam centenas de produtores rurais e famílias assentadas na zona rural passam por manutenção que busca a facilitação do escoamento da produção agrícola, segurança no transporte escolar e de quem passa por esses locais. A recuperação de vias vicinais pertencentes ao município de Palmas é um trabalho contínuo e acontece conforme a demanda de cada local.
Para janeiro e fevereiro, a programação atenderá a região do Vale da Serra, Piabanha, Vão Lajeado, São João do Aterro Sanitário, Coqueirinho, Taquari, Taquaruçu Grande, Jaú. e Santa Fé. A região do Coqueirinho foi a primeira a ser recuperada neste ano, com o patrolamento e encascalhamento em trechos que tiveram a perda de terra por conta das recentes chuvas e o desgaste provocado pelo intenso fluxo de veículos. Cerca de 120 famílias do Coqueirinho foram beneficiadas com a ação.
Na manhã desta sexta-feira, 18, as equipes estiveram concentradas na área rural do Setor Santa Fé, onde vivem cerca de 200 famílias de produtores rurais. O trabalho deve continuar até o início da próxima semana especificamente nesta região, logo após as equipes seguirão para o São João, Taquaruçu Grande, Jaú (etapas 1,2,3 e 4).
O cidadão que necessita solicitar esse tipo de trabalho, além da criação de novos acessos, deve requerer via ofício e direcionado a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), responsável pela execução deste trabalho.
A apresentação de licença do Instituto de Natureza do Estado do Tocantins (Naturatins) é exigida apenas nos casos em que a área esteja em encosta com mais de 45º de inclinação; mata ciliar ou que seja área nova. Também devem apresentar os documentos da propriedade; título paroquial, e/ou licença de ocupação, fornecido pelo Incra ou Itertins. (Com informações da Secom Palmas)