O titular da Secretaria do Meio Ambiente (Semarh), Marcelo Lellis, assinou ordem de serviço nesta quinta-feira, 3, para a instalação de mais 20 Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) do Projeto de Adensamento da Rede Hidrometeorológica do Estado. O investimento será de R$ 515 mil do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH). O Estado já possuiu outras 60 PCDs em operação. Com a ampliação, o governo passa a garantir a cobertura das 30 sub-bacias hidrográficas no território tocantinense.
ENTENDA
Estas estações de coleta e transmissão de dados em tempo real sobre chuvas, níveis e vazões dos principais rios do estado têm como objetivo ampliar a rede de monitoramento hidrometeorológico. “Com a assinatura desta ordem de serviço, importantíssima para gestão dos recursos hídricos do Tocantins, a nossa rede hidrometeorológica vai dar um salto na cobertura do monitoramento das nossas bacias hidrográficas. Com a instalação dessas 20 estações vamos atingir a meta de 80 pontos de coleta e transmissão de dados nas 30 sub-bacias hidrográficas do Estado”, reforçou Marcelo Lelis.
DADOS SÃO ESSENCIAIS PARA OUTORGAS DO NATURATINS
Representante da empresa que instalará os pontos, Meiriane dos Santos Chagas enfatizou a satisfação de firmar o contrato com o Estado. “Sua equipe vai assegurar a qualidade técnica e agilidade dos serviços prestados”, destacou. O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), coronel Edvan de Jesus, pontuou a importância da iniciativa. “Os dados coletados são essenciais à análise e emissão de outorgas realizadas pelo instituto e a ampliação da cobertura da rede vai ampliar o acesso às informações dos rios, alcançando as 30 sub-bacias hidrográficas”, detalha
APRESENTAÇÃO
O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo realizou uma apresentação técnica com detalhes sobre a execução do Projeto de Adensamento da Rede Hidrometeorológica do Estado. “A instalação destas 20 PCDs vai ampliar a cobertura da rede e automaticamente a oferta de dados em tempo real sobre as chuvas, nível e vazão nas sub-bacias do Estado, com uso de tecnologia de ponta, atingindo a meta de 80 pontos de monitoramento e conclusão na metade do tempo inicialmente previsto”.
PROJETO
O principal objetivo do Projeto de Adensamento da Rede Hidrometeorológico é assegurar que o estado tenha uma cobertura completa de monitoramento em todas as suas bacias hidrográficas. As estações fornecerão dados cruciais para a gestão dos recursos hídricos, permitindo que o governo adote medidas mais rápidas e eficazes para prevenir enchentes e secas, além de melhorar o planejamento hídrico e ambiental.