Os participantes do Grand Prix Senai de Inovação conheceram os vencedores da maratona na quinta-feira, 6, na cerimônia de premiação da competição realizada nas unidades de Palmas e Taquaralto desde quarta-feira, 5. A fase escolar da competição reuniu 39 alunos nas duas unidades em busca da solução inovadora para o problema proposto pela organização.
A equipe vencedora em Palmas foi a Escuderia Amarela formada pelos alunos Victor Emanuel, Adna Wellen, Mauro Alves e Cleudilene Silva. Eles desenvolveram um aplicativo de Grupos e Geolocalização para ciclistas que proporciona uma melhor interação entre os praticantes do esporte e incentiva a utilização da bicicleta como meio de transporte para promover a sustentabilidade e um estilo de vida mais saudável.
Os usuários acessam os grupos existentes, verificam as melhores rotas para destino, a localização de lugares onde se é possível encontrar fornecedores de peças para bicicletas, entre outras funcionalidades.
Em Taquaralto, o projeto premiado propõe a reutilização sustentável dos resíduos sólidos dos canos de PVC que sobram dos cursos da área de construção civil. Por meio da reutilização destes resíduos, evita-se o descarte inadequado e colabora-se com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Nesta unidade, foram premiados os cinco alunos da equipe Escuderia Roxa: Vitória Veruska, Daniel de Carvalho, Amanda Karolayny, Lure Fernandes e Milas Pereira Reis.
“Quando começamos a trabalhar, não pensamos no prêmio, no pódio. A gente foi pensando em desenvolver bem a nossa simples ideia e deu certo”, conta a aluna Amanda Karolayny sobre a experiência e a conquista do 1° lugar na unidade.
A premiação inclui medalha, troféu feito na impressora 3D da instituição e certificado de classificação foi dada às equipes com a maior pontuação na avaliação da banca. A competição busca aproximar os alunos do mundo do trabalho, desenvolver a cultura da inovação local, gerar ideias, desenvolver conceitos de negócios e prototipar soluções para desafios reais da sociedade e da indústria na região.
“Foi incrível, muito agregador para o meu aprendizado. Eu aprendi a trabalhar em equipe, a desenvolver um projeto, o que é muito difícil, tanto desenvolver como expor esse projeto. Pode haver nervosismo, pode haver decepção por não ganhar, mas o que a gente leva é o aprendizado, com certeza”, explica a aluna da unidade de Palmas, Michelly Silva.
A iniciativa é do Departamento Nacional do Senai que promove uma etapa posterior com os melhores resultados da região. A competição continua nas demais unidades do Tocantins: em Gurupi as atividades iniciam nesta segunda-feira, 10; em Araguaína, no dia 17, e, por fim, em Paraíso, dia 25. (Com informações da assessoria)