O setor de serviços no Tocantins registrou crescimento de 8,3% no volume de atividades no acumulado de janeiro a maio de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
VARIAÇÃO POSITIVA TAMBÉM NA RECEITA NOMINAL
A receita nominal de serviços – indicador que reflete a movimentação financeira do setor – também apresentou variação positiva de 12,1% no mesmo período. Os resultados reforçam a relevância do segmento na estrutura econômica estadual, com impacto direto na geração de emprego e renda.
PICS TEM CRIADO CONDIÇÕES
Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, os dados demonstram o desempenho consistente do setor no Tocantins. “O crescimento do volume e da receita dos serviços reflete o dinamismo das atividades econômicas no Estado. A atuação integrada do governo, por meio do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), tem criado condições para fortalecer os setores produtivos e estimular o empreendedorismo em todas as regiões”, avalia o secretário.
ENTENDA
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), elaborada pelo IBGE desde 2011, acompanha o desempenho conjuntural do setor de serviços no Brasil. Os dados são coletados em empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas e receita predominantemente advinda de atividades de serviços, abrangendo as 27 unidades da Federação.