A Secretaria do Turismo (Setur) lançou nesta quinta-feira, 21, o Projeto de Ordenamento Turístico (POT), que visa a regularização dos atrativos pelo Estado. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A pasta projeta um aumento de 300% das formalizações dos atrativos turísticos.
MORRO DO SEGREDO
O ponto de partida deste projeto foi o Morro do Segredo, localizado em Lajeado, figurando como o primeiro atrativo a receber a orientação educativa para a regularização, em conformidade com a legislação ambiental do Estado e com as normas de segurança estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
PREPARAR E APERFEIÇOAR O DESTINO TURÍSTICO
A superintendente do Turismo, Fernanda Tainã Castro, enfatizou o compromisso do governo estadual com a melhoria da infraestrutura turística e a promoção do desenvolvimento sustentável.” É muito importante que tenhamos o Tocantins em um processo intenso de ordenamento turístico que visa preparar e aperfeiçoar nosso destino para o crescimento no mercado nacional e internacional.”
PROJETO
O projeto planeja estender a regularização a todas as sete regiões turísticas do Tocantins, com o primeiro foco nas Serras Gerais. A expectativa é de que até o final deste ano, outras regiões turísticas, como Encantos do Jalapão, Serras e Lago, também estejam contempladas por esse esforço coletivo, que visa oferecer experiências mais seguras aos visitantes e assim impulsionar o setor turístico do Tocantins.